sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pense - Como ser um líder de louvor e adoração, sem ser estúpido

Acho que vai muito útil para vc...

Alguns bons conselhos práticos sobre liderar o louvor e a adoração.

1. Antes de escolher uma lista de canções, PENSE! O que Deus está dizendo ao grupo recentemente? Quais são os pensamentos do grupo: Com o quê estão preocupados? Sobre o quê estão se alegrando? Como posso refletir isso na escolha das músicas? O que Deus está querendo dizer ao grupo? Sobre o que os outros líderes acham que eu deveria estar focado?

2. Antes de escolher um grupo de louvor ou banda, PENSE! Quem é apropriado para estar ali? Quantas pessoas? (Uma banda com seis pessoas para um grupo de células com sete pessoas é considerada acima). Se lá houver alguns rapazes ou moças, um ou outro que não canta muito bem, então músicas com masculino/femininas repetidas vezes pode não favorecer a atmosfera de adoração.

3. PENSE! O que as palavras das músicas que estou escolhendo querem dizer? Será que elas fluem de uma para outra ou que elas foram escolhidas porque "precisamos de uma rápida aqui" ou porque "nós não tocamos isso na semana passada."

4. PENSE! Algumas músicas podem não funcionar tão bem em um grupo de dez como o fazem com 3.000 pessoas então... Não as utilize nesse cenário.

"Did you feel the mountains tremble - da banda Delirious?" ("Abra o Coração" na versão do grupo Filhos do Homem em português) é um hino fantástico. Provavelmente funciona melhor em um festival do que em um grupo de células. Os gritos estridentes não são os mesmos quando há apenas dez pessoas. Escolha músicas - não músicos - para realmente cantar.

PENSE! Se você está repetindo um refrão ou frase de uma canção, você sabe por quê? Existe alguma razão que não seja "Você vai tocar a verdade nessa música mais uma vez, não é?" Ou "Eu tive a impressão"?

Há certos versículos que podem ser repetidos e não estragar a adoração ou cansar os adoradores até a morte.

Se você quiser repetir uma música, tenha um motivo em mente para fazê-lo.
Será algo novo que precisa ser enfatizando uma segunda vez?
Faça variação da velocidade ou o acompanhamento musical para a canção
Estou querendo passar de louvor à adoração ou vice-versa?

5. PENSE! Provavelmente, como regra geral, não comece músicas que você não conhece muito bem a letra ou a música. Só vai fazer você parecer ridículo e distrair todo mundo.

6. PENSE! Se você sentiu que vai entrar em um tempo livre, espontâneo e profético cantando / dançando / batendo palmas / seja lá o que for... Abra seus olhos em algum momento para verificar se todos os outros não te abandonaram / adormeceram / morreram / ou juntaram-se aos Moonies...

Lembre-se - Seja simples, estúpido!


beijos Priscila Angélica

Um comentário:

Ângelo dos Santos Monteiro, disse...

Boa Tarde! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"! Acesse: http://pbangelo.blogspot.com