terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dieta do macarrão konjac: o miojo milagroso



Desvendamos todos os segredos da dieta do macarrão konjac! A massa oriental fez a apresentadora Nigella Lawson, da GNT, emagrecer rapidamente e até ganhou o nome de miojo milagroso

A dieta do macarrão konjac ficou famosa por causa da apresentadora Nigella Lawson, da GNT. Ela conseguiu emagrecer rapidamente e atribuiu sua perda de peso à massa oriental, conhecida também como miojo milagroso.

Sim, é isso mesmo que você está lendo, ela conseguiu emagrecer sem deixar de comer macarrão!

Agora pense bem: não seria incrível poder incluir esse prato em sua dieta sem peso nenhum na consciência? Nossa missão é mostrar que isso é possível e contar todos os detalhes sobre a dieta do macarrão konjac.

+ receitas com konjac

Macarrão konjac com atum e ervilhas
Macarrão konjac com tofu
Yakissoba com macarrão konjac

O konjac contém 97% de água e apenas 3% de carboidratos e fibras do tipo glucomanam
Foto: Danilo Tanaka
Quando estamos em uma dieta para perda de peso, uma das dificuldades mais comuns é conseguir reduzir o consumo daqueles alimentos ricos em carboidratos. Você já deve ter passado por isso: ter de resistir a massas, pães, tortas... Mas e se houvesse uma enorme redução de carboidratos em alguns desses alimentos?

No caso do macarrão konjac, podemos contar com isso. Produzido a partir de um tubérculo muito comum na culinária japonesa, a batata konjac, esse novo alimento possui componentes leves e, pasme, apenas 10 calorias por porção (de 100 g em média)!

A nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição clínica da clínica Equilíbrio Nutricional (SP), explica que o konjac é composto por 97% de água, apenas 3% de carboidratos e 3% de fibras do tipo glucomanam, e está passando a ser um forte aliado das dietas para secar aquela gordurinha indesejada de forma rápida.

"O segredo é que o tipo de fibra presente nesse macarrão oferece saciedade por se tornar gelatinosa estando em contato com a água, e, dessa forma, ocupa uma boa parte do estômago durante um tempo maior do que uma massa tradicional", garante a especialista. Suas fibras preenchem cerca de 300 ml do estômago, que comporta, em média, 1,5 litro, e isso a deixa com a sensação de que está bem alimentada.

10 dicas extremas para emagrecer rapidamente
Saiba quais alimentos hidratam o organismo
Emagrecendo com o konjac

Além de auxiliar no processo de emagrecimento, análises têm constatado que o konjac também pode ser utilizado no controle de colesterol, glicose, triglicérides e pressão. Ou seja, não faltam bons motivos para deixar o macarrão comum de lado e começar a incluir o “Miojo Milagroso”, como já foi apelidado, em suas refeições.

Apenas fique atenta para não torná-lo a base principal da sua dieta, como alerta Paula Leme Caro, nutricionista (SP): “Além de pouco nutritivo, sua composição de fibras pode causar efeito laxativo ou redução da absorção de vitaminas, principalmente as dos tipos a, D, E e K, no caso de consumo excessivo”. Portanto, o ideal é usá-lo como complemento no seu cardápio, que deve ser sempre balanceado, para que você possa estar em forma e saudável.

Curiosidades sobre o konjac

O macarrão oriental já virou moda nos Estados Unidos,
na Inglaterra e está chegando com tudo ao Brasil
Foto: Shuterstock
No Japão, há muitos anos o konjac faz parte das refeições do dia a dia em diversas receitas. As japonesas que querem perder peso o consomem em forma de bloco, que lembra a nossa goiabada cascão. Nesse formato, ele possui textura gelatinosa e cheiro forte.

Mesmo assim, elas preferem mastigar seus pedaços por acreditarem que issoaumenta a sensação de saciedade. Os países do Ocidente optam pelo formato de macarrão, que possui características mais neutras.



Diferentes nomes

Uma coisa é certa: o macarrão konjac já é conhecido por suas propriedades emagrecedoras em diversos lugares do mundo e, em alguns deles, o alimento recebeu diversos “apelidos”. Anote para não se confundir na hora de comprar!

Japão: Shirataki, Itokonntaku, Konnyaku, “Língua do Diabo” e “Vassoura para o Estômago”.

Estados Unidos: “Miracle noodle” ou, na tradução, “Miojo Milagroso”.

Nenhum comentário: