quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Candidíase: o que é e como tratar

A candidíase começa com uma coceira na vagina e logo aparecem corrimentos e irritações maiores. Saiba como tratar a candidíase



O primeiro sintoma da candidíase é uma coceira sem parar, causada pelo fungo Candida. Depois da coceira, pode surgir um corrimento esbranquiçado e irritação. "Todos costumam ceder durante a menstruação, já que o sangue aumenta o pH e dificulta a proliferação do fungo", afirma Afonso Celso Nazário, ginecologista e chefe do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas não se engane: o incômodo volta a aparecer assim que termina o sangramento. É preciso se cuidar para reverter o quadro já instalado e evitar repetições.

Candidíase é mais comum no verão. Proteja-se





Não é à toa que grande parte dos episódios de candidíase ocorre durante a temporada de calor. É nessa época que transpiramos mais, inclusive na região da vagina, que fica úmida e favorece a proliferação de micro-organismos.

Além disso, a exposição solar contínua pode causar uma baixa na imunidade, abrindo espaço para que esses inimigos, quase invisíveis, façam a festa. "A Candida vive dentro do nosso organismo, normalmente no intestino, sem fazer mal algum em condições normais”, conta Rosa Neme, ginecologista da Federação Brasileira de Ginecologia (SP). "Mas quando a resistência baixa, ela invade outras partes do corpo, como a vagina, e começa a crescer de forma incontrolável, provocando os sintomas incômodos", explica ela.

A Candida pode atingir ainda outras áreas do corpo, como a boca. É o famoso sapinho. Oportunista, a doença se vale ainda de outras situações para marcar seu território. São exemplos o uso de medicamentos que acarretam a queda na resistência, como antibióticos, corticoides e imunossupressores, o estresse, que gera esgotamento mental e físico, além das duchas vaginais e dos desodorantes íntimos, que alteram o pH da vagina.

Como combater a candidíase
A melhor estratégia é evitar tudo o que facilite o desenvolvimento desse fungo inconveniente. Não deixar que a região da vagina fique úmida é a dica mais importante. Portanto, ao chegar da praia, troque-se e fique sequinha até o próximo mergulho. Depois do banho, você pode até usar um
secador de cabelos para secar a região íntima.

Mesmo longe da praia, os cuidados continuam. Durma sem calcinha e, durante o dia, use peças íntimas de algodão. Esse tecido esquenta menos que o sintético, por isso, o fungo tem mais dificuldade em proliferar. As roupas apertadas aumentam a produção de calor e também não são recomendadas.

Por fim, uma boa estratégia é usar sabonete íntimo — cuidado, não é ducha íntima — para ajudar a manter a flora vaginal equilibrada. Se a doença já estiver instalada, o tratamento não é dos mais complicados. O médico receitará antifúngicos orais ou pomadas. Essas últimas podem ser substituídas por cápsulas inseridas na vagina. Algumas mulheres chegam a apresentar o problema mais de uma vez por ano. "Quando isso acontece, devemos pesquisar as razões que possam estar facilitando a infecção. Pode ser o uso de certos medicamentos ou a presença de outras doenças, como o papiloma vírus humano (HPV)"

Conheça os principais indicativos de que você foi pega pelo fungo da candidíase:

1 - Coceira, que vai se tornando mais forte dia a dia
2 - Irritação e vermelhidão na região da vagina
3 - Sensação de queimação, especialmente ao urinar
4 - Corrimento espesso, com aparência de leite coalhado
5 - Genitália sensível e dolorida durante o ato sexual
6 - Rachaduras na vulva, a parte mais externa da vagina sinais

Enquanto você faz o tratamento, algumas atitudes ajudam a tornar o incômodo mais suportável

- Evite usar sabonetes perfumados na região da vagina. Aplique apenas água na higiene ou
produtos específicos para a região.

- Não use camisinha de látex

- Adie o uso dos cremes espermicidas.

- Evite lubrificantes.

- Use roupas largas e finas, evitando as de tecido sintético


Fechando o cerco contra a candidíase:

Uma recente descoberta pode levar a drogas mais eficientes no combate à Candida. Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, demonstraram como as estatinas, um agente antifúngico natural da saliva, mata a Candida albicans. Elas se ligam a uma proteína, a TRK1p, que regula o fluxo de potássio do fungo. Assim, ele enfraquece e morre. Vamos torcer por novidades!

Nenhum comentário: