segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pessoas com sobrepeso ou obesidade sentem mais dores

Um novo estudo feito na Universidade de Stony Brook, Estados Unidos, mostrou que pessoas obesas ou com sobrepeso sentem mais dores do que quem está com peso baixo ou normal. A pesquisa, publicada recentemente na versão online do periódico Obesity, levantou dados de mais de 1 milhão de americanos.


"Resultado: Pessoas com sobrepeso ou obesidade sentem 20% mais dores do que indivíduos abaixo do peso ou com peso normal. Comparados com pessoas de peso baixo ou normal, obesos com IMC de 30 a 34.99 sentem 68% mais dores; obesos com IMC de 35 a 39.99 sentem 136% mais dores; e obesos com IMC maior do que 40 sentem 254% mais dores."
Levantamentos anteriores já haviam identificado a relação que existe entre dor e obesidade, mas jamais com abragência tão grande. A pesquisa se baseou em entrevistas feitas por telefone com 1.010.762 pessoas entre os anos de 2008 e 2010. Os participantes responderam a perguntas sobre peso, altura e experiências de dor.

De todos os entrevistados, 63% tinham sobrepeso ou obesidade. Os obesos, que representavam 25% dos participantes, foram classificados em três grupos de acordo com o nível da doença e seguindo parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Obesos do grupo 1 são aqueles com índice de massa corporal (IMC) de 30 a 34.99; do grupo 2, de 35 a 39.99; e do grupo 3, maior do que 40.

Resultados — Na comparação com indivíduos com peso baixo ou normal, pessoas com sobrepeso ou obesidade mostraram sentir 20% mais dores. Esse número aumentou quando foram comparadas pessoas de peso baixo ou normal somente com obesos. Pessoas com obesidade do grupo 1 sentiam 68% mais dores; do grupo 2, 136%; e do grupo 3, 254%.

Os pesquisadores observaram que as maiores dores foram sentidas por pessoas com doenças que acabam provocando dor corporal. Porém, mesmo após essas doenças terem sido controladas, os indivíduos mais pesados continuavam a sentir mais dores. "Esse achado sugere que, além da presença de doenças dolorosas, a obesidade por si só pode causar dor", diz Joan E. Broderick, umas das autoras do estudo. A pesquisa também concluiu que as dores sentidas por pessoas obesas ou com sobrepeso aumentam conforme elas ficam mais velhas.

Os autores do estudo acreditam que há várias explicações para a relação entre dor e obesidade. A gordura, por exemplo, pode desencadear processos fisiológicos que geram inflamação e dor. Outras condições médicas que causam dor, como artrite, fazem com que o indivíduo pratique menos exercícios e, consequentemente, ganhe mais peso.

Segundo os pesquisadores, o estudo reforça a importância de mais investigações sobre as causas metabólicas da dor, bem como a necessidade de estudos mais profundos sobre a obesidade.

Fonte: revista Veja

Nenhum comentário: