segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O broto rejuvenesce, dá músculo e energia

Saiba como incluir os brotos no seu cardápio e ganhe mais energia e músculos

Horta na cozinha

É fácil encontrar broto de feijão e de alfafa no supermercado. Outros tipos, porém, só cultivando em casa. O método é simples e ocupa pouco espaço, mas requer paciência e dedicação. Vale a pena. Quer tentar?

• Separe as sementes (linhaça, girassol, alfafa, gergelim, rabanete, trevo) ou grãos (arroz, quinua, trigo, lentilha, feijão-verde, grão-de-bico, aveia, soja, ervilha).

• Coloque 3 colheres de sopa das sementes ou dos grãos em um vidro limpo e deixe-os de molho em água mineral por uma noite (cerca de oito horas). Feche a boca do vidro com um pedaço de filó (tecido escolhido por ser mais poroso e natural) preso com um elástico.

• Na manhã seguinte, escorra a água (ela passa pelo filó). Em seguida, lave as sementes e escorra novamente. Repita essa operação duas vezes por dia. Mantenha o vidro inclinado com a boca virada para baixo, em um local com sombra e arejado. Em dias mais quentes, os primeiros sinais de germinação – um fio branco que rompe a casca do grão – surgem em 48 horas, em média.

• Geralmente, o broto está pronto para ser consumido depois de uma semana. É só colher e acrescentar na salada, no sanduíche, no suco.

Veja os benefícios que os brotos trazem

Clorofila = pele renovadaAlém de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, os brotos concentram clorofila – que representa 70% da parte sólida – para fazer a planta crescer forte e saudável. Daí a energia vital que os naturalistas afirmam existir no alimento. E os benefícios são compensadores. “A clorofila melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do intestino e dos pulmões. Além disso, desintoxica o organismo e participa da renovação das células e dos tecidos”, explica a nutricionista paulistana Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. O resultado dá para perceber na pele: fica lisinha e luminosa.

Enzimas = digestão fácilAdormecidas nas sementes, as enzimas são liberadas durante a germinação e atingem o ponto máximo em uma semana, quando geralmente os brotos estão prontos para serem consumidos. Elas diminuem os fatores antinutricionais (tanino e ácido fítico) da planta, que dificultam a absorção dos nutrientes. Mais: favorecem a multiplicação das vitaminas e dos minerais. Um estudo do Departamento de Agricultura da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, observou que os brotos têm a vitamina C aumentada em 600%, e a vitamina E e o betacaroteno, triplicados. Por serem antioxidantes, essas três substâncias fortalecem o sistema imunológico e, como a clorofila, ajudam a manter as rugas longe.

Proteína de alta qualidade = músculos extrasMais que quantidade, a proteína dos brotos tem qualidade: é fácil de ser digerida e assimilada. “Uma ótima dica para quem não come carne é caprichar nesse alimento”, diz a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. Sua preocupação é ganhar músculos? Aposte nos brotos de soja e trigo, em especial. Segundo uma pesquisa do Departamento de Ciências Tecnológicas da Universidade de Campinas (Unicamp), eles têm bastante leucina, valina e isoleucina – aminoácidos de cadeia ramificada que formam o BCAA, importante para a recuperação e o ganho de massa magra depois de exercícios com carga.

Nenhum comentário: